O Salar do Uyuni é uma grande área plana situado na Bolivia, numa altitude de 3.656 metros acima do nível do mar, próximo à Cordilheira dos Andes. Foi originado a partir de um lago pré-histórico que secou, permanecendo apenas sal. A área do salar é maior que o lago Titicaca e sua altitude varia menos de um metro, ou seja, é muito muito plano.

Para se chegar ao salar é praticamente uma saga (rs). Você pode ir de ônibus ou alugar um carro, a partir de La paz, Oruro, Potosí ou Sucre. A vantagem do ônibus é que você chega na hora certa de fechar o passeio com uma das várias agências disponíveis, que já te procuram na descida do ônibus. Fique atento aos preços. Eles costumam colocar o preço pela cara da pessoa, então pechinche.. Faz parte da cultura deles. O lado ruim de ir de ônibus é que na Bolivia os ônibus so tem um horário. Você tem várias empresas mas que saem praticamente no mesmo momento.

Alugar um carro é interessante se você possui habilidades de direção em terrenos adversos, além de possuir as rotas em GPS para os pontos de visita (que são muitos). O lado negativo do carro é que você ainda não sabe onde vai dormir, e no final dos dias, os vários hotéis de sal podem já estar lotados.

Chegando na cidade do Uyuni, você pode fechar o passeio, que variam de 3 à 5 dias, com as agências. O passeio foi muito barato (tipo 250 reais por 3 noites) com tudo incluso (carro 4×4, comida, bebida nas refeições, dormida em hotéis de sal, e, o motorista, que faz papel de guia e também de fotógrafo). Algumas coisas não estão inclusas, como energia para carregar celular e chuveiro quente, mas que você tem a possibilidade de pagar por elas, nos hotéis, por valores irrisórios.

Uma dica chave se você quiser voltar pra casa é ficar atento aos motoristas. Muitos deles tomam uma cachaça à noite e costumam cochilar no volante.

Se você vai ao salar de Uyuni, prepare-se para ver paisagens inesquecíveis, que mais parecem quadros ao natural, com vulcões, desertos de areia, sal, lagunas das mais variadas cores, fumarolas, banho de águas termais e um céu noturno capaz de visualizar todas as constelações.

Anúncios